segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Videos

Esses dois vídeos sobre Skinner e o Condicionamento Operante são bastante úteis para o entendimento do conteúdo. Confira nos links abaixo:
B. F. Skinner - Davidson Films
Skinner - Modelagem

Seguem alguns conceitos fundamentais na teoria desenvolvida por Skinner:
·        Reforço positivo: Reforço porque aumenta a probabilidade do comportamento reforçado voltar a ocorrer; positivo porque a modificação produzida no ambiente é sempre a adição de um estímulo.
·        Reforço negativo: Consequência do comportamento que aumenta sua frequência pela retirada ou pela evitação de um estímulo aversivo.
·        Modelagem: É uma técnica usada para se ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento-alvo.
·        Extinção: É a suspensão de uma consequência reforçadora anteriormente produzida por um comportamento. Tem como efeito o retorno da frequência do comportamento ao seu nível operante (anterior ao reforço).
·        Punição positiva: Consequência do comportamento que reduz sua frequência pela adição de um estímulo aversivo ao ambiente.
·        Punição negativa: Consequência do comportamento que reduz sua frequência pela retirada de um estímulo reforçador (de outros comportamentos) do ambiente.
·        Discriminação: Estímulos discriminativos são aqueles que antecedem uma resposta e fornecem a ocasião para que ela ocorra, estando correlacionados com a extinção. Operante discriminado é o comportamento que está também sob o controle de estímulos antecedentes.
·        Generalização: Utilizamos o termo generalização de estímulos operante nas circunstâncias em que uma resposta é emitida na presença de novos estímulos que partilham alguma propriedade física com o estímulo discriminativo, na presença do qual a resposta fora reforçada no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário