terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A aprendizagem e o marketing

As estratégias de marketing baseiam-se na comunicação com o consumidor: diretamente, por meio de anúncios, e indiretamente, por meio da aparência do produto, da embalagem, do preço e dos canais de distribuição. Os profissionais de marketing querem que suas comunicações sejam notadas, tenham crédito, sejam lembradas e citadas. Por estes motivos é que se preocupam tanto com cada aspecto do processo de aprendizagem.

Um exemplo característico de como funciona o condicionamento na área de comunicação é o caso do McDonald's e da forma como são aplicadas as cores na marca e nos estabelecimentos. As cores funcionam como estímulo que provoca respostas específicas nos consumidores.



Como são cores quentes, o vermelho e o amarelo estimulam o apetite. Outro ponto é que os fast foods buscam um grande número de pessoas, e as cores quentes não te deixam exatamente confortável para comer devagar ou beber um refrigerante vendo o tempo passar. Como eles mesmos dizem, time is money, portanto quanto menos tempo você levar para consumir o que comprou mais lugares serão disponibilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário